O Hongi é a forma de cumprimento maori (encosta-se a testa e o nariz)
Os Maoris vieram dos Polinésios, que há muito tempo foram à Nova Zelândia para caçar o Moa (uma ave maior que avestruz. Por causa disso foi extinta). Eles eram canibais, e por isso muitas lutas aconteceram até que a Corte Britânica convenceu os Maoris a assinarem o Tratado de Waitangi. Dessa forma os Maoris tinham os mesmos direitos que os colonizadores e mais algumas coisinhas.
Duas coisas que caracterizam a cultura maori: as tatuagens e o Haka.
Entre eles, quanto mais tatuado for o rosto, mais status tem a pessoa. É por isso que os chefes maoris têm o rosto inteiro tatuado! É muito comum não só os próprios Maoris, mas pessoas de fora fazerem as tatuagens. O significado que esse tipo de tatuagem carrega é muito valiosa para todo o país.
O Haka é qualquer tipo de dança de guerra. Os Maoris fazem para mostrar ao adversário que eles não têm medo e são guerreiros. Durante o Haka há muitas expressões faciais, caretas, muitos movimentos com os braços para mostrar a força e muitas vezes eles colocam a língua para fora. Tem dois significados para a língua de fora. Alguns dizem que é só uma forma de assustar, outros dizem que é para mostrar que o adversário será o "prato" do jantar. Hoje o Haka é conhecido por ser executado pelos All Blacks - seleção da nova zelândia de rúgbi - antes dos jogos. O interessante é que o Haka não é só feito pelos neozelandeses, mas sim por todos os países que abrigam descendência polinésia. A seleção de rúgbi faz três tipos de Haka. Um é o Ka Mate (mais suave), o outro é chamado Kapa o Pango (que é de um jeito mais "agressivo") e o outro é feito pela seleção maori, e é chamado Timatanga.
Ka Mate (NZ x Fiji)
Kapa o Pango (NZ x Argentina)
Timatanga (NZ Maori)
Sou só eu que sinto um arrepio quando vejo os Hakas? hahaha
Hoje muitas vilas Maoris podem ser encontradas na cidade de Rotorua (pertinho de Taupo *-*)
Hoje muitas vilas Maoris podem ser encontradas na cidade de Rotorua (pertinho de Taupo *-*)
Ka Kite Ano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário