Oi Oi, como vai? Aqui tudo bem :)
Bão, to sem muita coisa para contar, afinal quase nada de tão interessante acontece nessa minha vida nessa cidade pacata, mas lembrei que ainda não tinha contado sobre a minha nova casa. Êê!
Então assim, pra quem não sabe assim que vim para a Nova Zelândia eu fui morar com uma família daqui, o que chamamos de Home Stay. Fiquei dois meses lá, mas no fim do segundo mês já tava enchendo o saco hahahaha Antes de vir pra cá eu achava que escolher morar com uma família que tinha criança era uma boa ideia, mas depois vi que estava perdendo minha privacidade e meus doces hahahaha (porque criança é curiosa, e às vezes curiosa até demais!). Então dei adeus à elas e veio a grande dúvida: onde morar? Eu tinha três opções: home stay de novo, flatmate ou alugar um dos apartamentos na frente da escola. Já de cara descartei home stay, porque estava a fim de privacidade e mais liberdade na vida kkk Porque, por exemplo, se eu nao fosse jantar em tal dia eu tinha que avisar de manhã (sério, eles começam a preparar o jantar 5 horas da tarde). Mas e se eu decidisse na hora que eu ia jantar com meus amigos? Como eu fazia? Já tive que cancelar saidas de noite porque às 5 horas da tarde o jantar ja tava quase pronto! kkk Mas enfim, também queria sossego de crianças curiosas na minha vida! A frase "do you have chocolates?" (você tem chocolates?) nao sairá da minha mente nunca mais! hahahahahaha Sabe o que é comer doce escondido, porque se ela descobrisse ia me atormentar pelo resto da semana??? Não, você não sabe!!! kkkkkk E sabe o que é uma criança entrar no seu quarto às 7 da manhã e perguntar "você quer que eu passe aspirador no seu quarto por $2?" kkkk Não! Você nao sabe o que é! kkk
Então minha segunda opção era alugar o apartamento, porém, todavia, entretanto, se eu alugasse eu teria que comprar quase tudo, incluindo um aquecedor. $$$$$$$$ não.
Ai fiquei com minha ultima opção que era flatmate.
*nota para explicar o que é flatmate. Se você sabe, então pule essa parte. Flatmate: uma pessoa X tem uma casa (sobrando) e decide alugar para pessoas que, assim como eu, precisam de um lugar para morar (não só estrangeiros, como até pessoas da própria cidade). Enfim, geralmente essas casas tem varios quartos (na minha casa cada um tem o seu quarto), uns dois ou três banheiros e a cozinha + sala + lavanderia + outros são divididos.*
Vou falar da minha casa, porque existem varios tipos. A minha fica a uns 10 minutos da escola e uns 15 ~ 20 do centro (um ponto bom, porque fica muito fácil pra mim que não tenho carro nem bike), tem uns 7 quartos, três banheiros, uma cozinha, uma mini sala, uma sala maior, lavanderia, quintal com grama e garagem descoberta. É enorme!
Esse é uma imagem meramente ilustrativa de como é a casa olhando da rua KKKKK mano, é por isso que não serei arquiteta (desculpa mãe!). Mas então, quando voce chega da rua tem que subir essa escadinha para entrar, ai no nivel da porta principal tem a cozinha, uma mini sala, dois banheiros e 5 quartos. Ai descendo uma escada e indo para o """"porão"""" tem uma sala grande com TV, meu quarto, um outro quarto, um banheiro, a lavanderia e a garagem coberta (que nem é usada para guardar carro, e sim um monte de badulaque, como diria dona Anninha).
Ai vamos falar dos meus mates, ou para alguns entenderem: meus coleguinhas kkkk Pra começar o casal que mora no porão, eles tem uns 21 anos: a moça é de Taupo mesmo e o moço é da Italia (ciao! buon giorno!). Eles são bem legais comigo :) Ai no piso de cima temos um cara da Russia (acho que ele tem uns 20 anos também. E é bonito KKKK) Enfiiiiim, duas moças que acho que uma é do Canadá e a outra é da NZ. E três outros caras, um da Inglaterra, eu acho, outro é o namorado de umas das moças (nao sei qual) e um outro que é daqui mesmo (ele também é gente boa, até me deu carona pra escola outro dia que estava chovendo). O pessoal é de boa. Cada um tem seu espaço na geladeira e armario, então contando que voce escreva seu nome em algumas coisas (tipo caixa de leite), ninguem pega nada seu.
A vantagem de morar assim é que eu nao tenho hora para voltar, posso fazer a comida que quiser e nao tenho que ficar na sala fingindo que quero conversar sobre o dia com a familia (porque em home stay é meio chato ficar o dia inteiro no quarto). Aqui eu fico. E ninguem liga kkk A gente conversa quando se encontra na cozinha na hora do jantar, etc. Isso prejudica meu inglês? Não. Porque só tem uma brasileira por aqui (e é minha "conselheira") e até com ela às vezes eu falo em ingles. De resto... Amigos, escola, restaurante, supermercado... Tudo em ingles. O que eu falo em portugues é com a Thais ou com a minha mãe (ou ela nao entenderia nada, ou entenderia mãe??? hahahaha). Tanto é que às vezes eu esqueço como dizer uma palavra em portugues, sério... :/ Isso é estranho, porque até pensar coisas normais, tipo "preciso comprar cebola" eu penso direto em inglês....
A desvantagem é que realmente, às vezes eu me sinto sozinha aqui e quero conversar com alguém, mas ai eu vejo a hora e tipo, são 3 horas da manhã ai no Brasil. Sacanagem ligar... :/ E tem dias que eu to um caco para preparar a janta ou algo parecido kkk
Quanto ao custo, eu pago $165 por semana, incluindo luz e internet. No primeiro dia você tem que pagar $300 para qualquer prejuizo que voce der ao longo da sua estadia. Então se voce nao quebrar nada e deixar tudo do jeito que estava antes, no final eles devolvem esse dinheiro (é só uma garantia que voce nao vai levar nada ou quebrar e nao pagar).
Até agora eu to gostando de morar aqui... :)